Partilhe

[Imprimir]

Realizou-se a 13 e 14 de julho, na Herdade da Contenda (Moura, Barrancos), uma nova edição do curso de Exame Inicial de Caça Maior cuja coordenação científica é da responsabilidade de Maria Madalena Vieira-Pinto, docente da UTAD no Departamento de Ciências Veterinária e investigadora do Centro de Estudos de Ciência Animal e Veterinária.

Esta formação destina-se a qualquer pessoa que participe em atos de caça e que possa efetuar o exame inicial das peças caçadas. Nesta edição participaram 12 pessoas de Leiria, Lisboa e Alentejo. Os detentores deste curso, “ao reunirem um conjunto de informação relativa às doenças destes animais, tornam-se intervenientes ativos e mais conscientes, constituindo elementos de importância acrescida para, em conjunto com os médicos veterinários, atuarem na salvagurada da saúde animal e humana, assim com na proteção ambiental”, afirmou Madalena Vieira-Pinto.

A UTAD foi pioneira na oferta destes cursos, validados pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária, e continua, até à presente data, a ser a única entidade formadora a nível nacional, tendo formado já cerca de 110 pessoas.

Os cursos têm vindo a ser feitos em diversas zonas do país como Vila Real Santarém, Beja, Castelo Branco, para de permitir um fácil acesso aos interessados de todo o país.

Fotos: DR