[Imprimir]

Decorreu na UTAD, nos dias 18 e 19 de julho, um workshop com responsáveis da Agência Nacional de Inovação (ANI) destinado a apresentar os conceitos básicos na preparação de propostas ao “Horizonte 2020”. A sessão foi aberta pelo vice-reitor para a área da Investigação e Inovação, Emídio Gomes. Em representação da ANI, estiveram presentes Maria João Fernandes e Marisa Borges.

Esta sessão foi dirigida a investigadores ligados aos centros de investigação da instituição e propôs-se potenciar a presença na UTAD nos programas europeus previstos no Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação, conhecido por “Horizonte 2020”, um instrumento da Comunidade Europeia especificamente orientado para o apoio à investigação, através do cofinanciamento de projetos de investigação, inovação e demonstração. O apoio financeiro é concedido na base de concursos em competição e mediante um processo independente de avaliação das propostas apresentadas.

As temáticas abordadas com os investigadores da UTAD foram, assim, orientadas no sentido de esclarecer sobre as melhores oportunidades potenciadas pelo H2020 e bem assim sobre a preparação e apresentação de propostas, formas de colaboração, processos de avaliação e busca de parceiros para partilha de boas práticas.