Partilhe

[Imprimir]

O novo Laboratório Colaborativo dedicado à investigação e inovação em alimentação animal, com sede na Estação Zootécnica Nacional, Santarém, tem como investigador responsável Emídio Gomes, vice-reitor da UTAD para a área da Investigação e Inovação. Este CoLab, liderado pelas empresas associadas da IACA, Associação dos Industriais de Alimentos Compostos para Animais, envolve, para além da UTAD, o INIAV e as Universidades de Évora, Lisboa e Porto, constituindo assim um consórcio global para a investigação aplicada no domínio da alimentação animal.

O “InovFeed” – Estratégias Alimentares Inovadoras para uma Produção Animal Sustentável, assim designado o Laboratório Colaborativo, conta com um financiamento superior a dois milhões de euros e tem como objectivo principal encontrar respostas para as questões que o aumento do consumo de carne tem vindo a colocar.

O projeto resulta de uma candidatura à Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e cumpre um dos seus grandes objetivos que é o de criar, directa e indirectamente, emprego qualificado e emprego científico em Portugal através da implementação de agendas de investigação e de inovação orientadas para a criação de valor económico e social. Estão nele envolvidas 16 entidades e espera-se empregar 30 pessoas, na maioria investigadores.