Partilhe

[Imprimir]

A Academia da UTAD recebeu com grande tristeza a notícia do falecimento, no dia 21 de agosto, do Engenheiro Manuel Cardoso Simões, uma personalidade ímpar na história e afirmação desta Universidade e um raro exemplo de humanidade, altruísmo e vontade de servir os outros.
Nasceu em Penajóia, Lamego, em 11 de Junho de 1923, numa família de oito irmãos. Formou-se como engenheiro agrónomo no Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa, em 1947. Mudou-se para Vila Real onde fundou uma das mais dinâmicas empresas de fruticultura do país. Trabalhou entretanto nos Ministérios da Agricultura e da Indústria, neste último como director-regional dos serviços industriais de Vila Real. Fundou e dinamizou cooperativas agrícolas na região, foi benemérito de associações e coletividades e é um dos nomes incontornáveis da história da UTAD. Fez parte da primeira comissão instaladora do Instituto Politécnico de Vila Real (IPVR) e integrou a comissão ad hoc que lançou as bases dos seus três primeiros cursos, cabendo-lhe igualmente papel decisivo da compra da Quinta de Prados, onde ficou instalada a Universidade.
Partilhando a grande dor da família, amigos e admiradores, a Academia da UTAD aqui lhe presta a mais expressiva homenagem