1

Depois do festival Avanca, filmes de estudantes da UTAD nos açores

Filmes realizados por estudantes de Comunicação Multimédia da UTAD estiveram em exibição no “23º AVANCA, Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Video e Multimédia”, tendo alguns deles sido posteriormente convidados para serem exibidos num festival nos Açores.

As curtas metragens de ficção “Dark Place” de Adelino Pereira, Francisco Madureira, Marta Martinho e Rafael Lobato, “Passage” de Hugo Neves, Filipe Teixeira, Vasco Gonçalves e António Riboira, “Procurado” de Bruno Abreu, Ricardo Monteiro, Filipe Cabral, Pedro Brandão Oliveira, Gonçalo Guedes e Ricardo Aquino e o documentário “Homens do Lixo” de Ana Filipa Raimundo, Carina Barbosa, Eva Queirós, Jennifer Silva e Levina Sá, foram os filmes exibidos e da autoria de estudantes da UTAD.

Sendo obras coletivas, mas com grande envolvência pessoal de cada um dos autores, estes filmes resultam da abordagem preocupada à produção, criação e tecnologia audiovisual. Integrando o plano curricular da licenciatura, esta é uma área crescente no contexto da comunicação e da multimédia.

Os filmes “Dark place” e “Passage” estarão igualmente no “10º CURTA AÇORES – Festival Internacional de Curtas Metragens dos Açores”, um evento que todos os anos acontece na Ribeira Grande, na ilha açoreana de São Miguel. Esta edição decorre no Teatro Ribeiragrandense e em vários auditórios da ilha, de 23 a 28 de setembro. Este festival já em ano anterior exibiu e premiou um filme de um estudante da UTAD.

Segundo a coordenação de curso, “esta é mais uma janela para a criatividade e a qualidade do trabalho que os alunos de Comunicação Multimédia têm vindo a revelar”.