Tabela Periódica Humana

No âmbito da Semana de Integração dos Novos Estudantes, a Escola de Ciências da Vida e do Ambiente da UTAD organizou uma Tabela Periódica humana no campus, no dia 18 de setembro, com a colaboração dos estudantes que ingressaram na UTAD este ano letivo. Esta iniciativa teve a colaboração da Comissão para as Comemorações do Ano Internacional da Tabela Periódica, que respondeu a mais um repto da Sociedade Portuguesa de Química. Esta sociedade científica desafiou as instituições de ensino superior a unirem-se no “Mês dos novos elementos”, promovendo uma vez mais o interesse e a importância do estudo da Química.​

Símbolos Químicos “dão” Boas-Vindas ao Ministro da Ciência e Ensino Superior

No inicio da Semana de Integração dos Novos Estudantes, ficou marcado com a presença de Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A Escola de Ciências da Vida e do Ambiente, em colaboração com a Comissão para as Comemorações do Ano Internacional da Tabela Periódica-UTAD, assinalou esta visita com votos de boas-vindas, escritos com símbolos de elementos químicos numa tela.

Tabela Periódica Gigante em Croché

No passado dia 19 de setembro, a Comissão para as Comemorações do Ano Internacional da Tabela Periódica – UTAD organizou no Nosso Shopping a tertúlia Tabela Periódica: ponto a ponto, dinamizada por Alexandra Nobre, docente da Universidade do Minho e por João Claro, docente da UTAD. Esta iniciativa surgiu no contexto da exposição da Tabela Periódica em Croché, que decorreu desde 3 a 24 de setembro no centro comercial desta cidade.

A Tabela Periódica em Croché resulta de um projeto colaborativo internacional idealizado pela Professora Alexandra Nobre e que envolveu cerca de 100 pessoas de 14 países dos 5 continentes. Na conceção desta tabela, participaram crianças e adultos com idades compreendidas entre os 6 e os 93 anos. Esta Tabela tem sido exposta em várias instituições, académicas e outras, desde março, o motivo que levou a comissão expô-la em Vila Real, pela originalidade e criatividade do projeto.

Mais informação AQUI