1

Apresentação do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas no Tâmega e Sousa

Foi apresentado no Museu Municipal de Penafiel, no dia 20 de setembro, o Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas no Tâmega e Sousa (PIAAC do Tâmega e Sousa), um estudo coordenado por João Santos, docente e investigador do CITAB/UTAD, que teve a participação de outros investigadores deste centro de investigação (Paulo Fernandes, Luís Filipe Sanches, André Fonseca, Mónica Santos e Hélder Fraga).

Este plano, inserido nos objetivos da Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas, visa desenvolver e aprofundar conhecimento sobre esta temática, os principais impactos na região e as medidas de adaptação mais apropriadas. No plano estão, assim, identificadas as vulnerabilidades climáticas atuais e futuras, bem como as melhores ferramentas de adaptação às mesmas. Para a sua elaboração foi criada uma equipa de trabalho multidisciplinar, constituída pelo Instituto para o Desenvolvimento Agrário da Região Norte (IDARN),e pelas universidades UNorte.

Na sessão de apresentação, organizada pela CIM do Tâmega e Sousa, teve ainda lugar um painel de debate sobre os desafios das regiões face às alterações climáticas que se perspetivam, o qual contou com a participação de especialistas da academia e de entidades da administração central.

(foto: CIM do Tâmega e Sousa)