1

Mostra de Inovação e Tecnologia na UTAD

Pelo segundo ano consecutivo o Summer Innovation Campus, juntou Academia e Empresas para criar sinergias e aumentar a inovação e o empreendedorismo no desenvolvimento económico da região.

O programa do evento englobou um conjunto de atividades para estimular o conhecimento e a interação, entre investigadores e empresas, estudantes e demais interessados, com as Engenharias, as Ciências, a Administração e as Empresas para, em conjunto,  diminuírem a distância entre conhecimento e mercado e entre profissionais e estudantes.

Decorreu também  um evento de apresentação de projetos e ideias originários da primeira edição do concurso de ideias INOV@UTAD, que tiveram a oportunidade de melhorar os projetos e voltarem a apresentá-los num pitch. Ao todo foram 10 ideias/projetos e seis spin offs apresentados aos investidores, no sentido de criar condições para que novas ideias e novos produtos cheguem ao mercado.

No Innovation Market, foram exibidas novas tecnologias, projetos, ideias resultantes de vários concursos e de empresas. Neste foi possível às empresas convidadas mostrar a sua atividade, mas também conhecer os futuros profissionais das áreas tecnológicas, entre outras.

Durante o dia, além das palestras de especialistas na aula magna, foram entregues a sete estudantes da UTAD prémios monetários.  Cinco pela empresa Continental e dois pela empresa Critical Software. Uma forma de premiar o esforço destes estudantes de Engenharia Eletrotécnica e de Informática.

Foi ainda promovido um convívio entre membros das empresas, investigadores e público em geral, com atividades de lazer, nos momentos de pausa, com intervenção lúdica e pontual de grupos de estudantes do Departamento de Letras, Artes e Comunicação.  O dia terminou com um sunset temático que incluiu provas de vinhos regionais e de outros produtos locais. Uma forma de celebrar o cruzamento entre os diversos públicos e estimular o networking.

De salientar que o evento contou com a presença de vários órgãos de comunicação social que fizeram a cobertura do evento, nomeadamente o Jornal de Noticias que orientou estudantes de Ciências da Comunicação e de Comunicação e Multimédia. Um trabalho que pode ser visto nos seguintes endereços:

JN Online

https://www.jn.pt/local/noticias/vila-real/vila-real/interior/empenho-nos-estudos-paga-propinas-a-sete-estudantes-da-utad-11342784.html

JN Direto

https://www.jn.pt/nacional/videos/interior/empresas-distinguem-empenho-de-estudantes-da-utad-11343176.html

 

https://www.jn.pt/nacional/videos/interior/empresas-instaladas-na-utad-empregam-dezenas-de-alunos-diplomados–11343797.html