Partilhe

[Imprimir]

Com o lema “Cibersegurança é uma responsabilidade de todos” deu-se abertura do Mês Europeu da Cibersegurança a 1 de outubro e que visa sensibilizar os participantes para a utilização segura e ciente das Tecnologias de Informação e de Comunicação, reduzindo a exposição aos riscos do ciberespaço.

Promovido pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) em parceria com o UTAD.CSIRT, neste evento de abertura  houve lugar a uma sessão de sensibilização em Cibersegurança e Ciber-higiene, com direito a certificado de participação, que contou com a presença do coordenador do CNCS, Lino Santos, da coordenadora da unidade de inovação e desenvolvimento, Isabel Baptista e com Daniela Santos,  responsável pelo programa de sensibilização e treino em Cibersegurança. Nesta foi possível saber ou recordar que medidas os utilizadores das novas tecnologias de informação devem adotar para tornar as comunicações eletrónicas mais seguras e também para a proteção de dados quer pessoais, quer institucionais.

Ainda durante o evento houve lugar a uma reunião, de cariz restrito, para corpos executivos da região com vista à divulgação e discussão da temática cibersegurança na Administração Pública Local.

As ações decorrem durante o mês de outubro em vários pontos do país e serão mais de 300 as atividades desenvolvidas que passam por conferências, workshops e campanhas online.

A Unidade UTAD.CSIRT tem como missão tratar e acompanhar incidentes de segurança na universidade, nos seus constituintes e na região.