Dois filmes, produzidos por estudantes do curso de Comunicação Multimédia da UTAD, vão estar em presentes nas comemorações da edição 70º aniversário do Festival Internacional de Cinema de Curta Metragem de Montecatini, Itália,  que decorre entre 21 e 25 de outubro. Este é o mais antigo festival, a nível mundial, de todos os eventos de curtas metragens em atividade.

As curtas metragens que irão participar neste festival são “Passage” de Hugo Neves, Filipe Teixeira, Vasco Gonçalves e António Riboira e “20.06.2018” de Daniel Silva, Filipe Mendonça, Nelson Sousa e Tiago Faria, todos estudantes de Comunicação e Multimédia, e que já tinham estado presentes nas últimas edições do “AVANCA – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia”, integrando a competição para realizadores com menos de 30 anos.  O AVANCA tem uma parceria de longa data com o festival italiano e, este ano, atribuiu um Prémio Amizade a Marcello Zeppi, assinalando assim este significativo aniversário.

O Festival Montecatini nasceu nesta conhecida cidade termal da Toscana italiana e, ao longo do seu historial, foi sendo um ponto de encontro do cinema independente italiano com o cinema de todo o mundo. Presidido, desde há alguns anos, por Marcelo Zeppi, este festival tem a particularidade de ter sido criado pela Federação Italiana de Cineclubes (Fedic). Para esta edição Portugal, Espanha, Rússia e Ucrânia são os países convidados.