Partilhe

[Imprimir]

Carlos Nogueira, investigador integrado do CEL da UTAD, foi distinguido com o prestigiado Prémio Jacinto do Prado Coelho, atribuído pela Associação Portuguesa de Críticos Literários à sua obra Resposta a Italo Calvino: Clássicos da Literatura.

Segundo a justificação do júri, esta obra “alarga o horizonte dos estudos literários, ao analisar, com igual dignidade hermenêutica, tanto os clássicos universais da literatura para a infância e juventude, como as obras dos diversos autores portugueses que se dedicaram a essa prática literária”. A obra premiada reúne 15 ensaios sobre obras que têm sido ou podem ser integradas no cânone de clássicos da literatura infantil e juvenil, e que vão desde Gil Vicente a Fernando Pessoa, passando pelas obras dos Irmãos Grimm, Emília de Sousa Costa, Alexandre O`Neill, José Saramago, Álvaro Magalhães, Alexandre Parafita, António Mota e Sophia de Mello Breyner Andresen, entre outros.

Carlos Nogueira fica agora reconhecido ao lado das grandes personalidades da literatura portuguesa que já receberam este prémio, como Eduardo Lourenço, Óscar Lopes, Vítor Manuel de Aguiar e Silva, Carlos Reis, Helena Buescu, Clara Rocha e Maria Alzira Seixo.