Partilhe

[Imprimir]

O grupo MicroART, liderado pela investigadora da UTAD Patricia Poeta, foi agraciado na sexta edição dos Prémios Veterinária Atual com o Prémio Investigação e uma Menção Honrosa pelos trabalhos de investigação desenvolvidos na área da resistência aos antibióticos.

 O Prémio Investigação foi atribuído ao projeto Omics’ analysis of methicillin-resistant Staphylococcus aureus (MRSA) biofilms: a One Health approach in Veterinary Science, e a menção honrosa ao projeto STAPHCombatToALL – Resistência antimicrobiana em MRSA produtores de biofilmes através da proteómica – em busca de biomarcadores teranósticos inovadores em medicina veterinária e humana.

Acerca do Prémio Investigação Patrícia Poeta declarou na cerimónia que “É com muito orgulho que estou aqui hoje. A investigação é uma área difícil, que requer carinho, dedicação, esforço e muito suor. É muito bom saber que há uma VETERINÁRIA ATUAL, que, além de reconhecer a área da clínica de pequenos, da clínica de grandes e da gestão hospitalar veterinária, tem um prémio investigação. Este prémio não é apenas meu mas da minha equipa, do meu grupo de investigação que eu muito prezo, que é o MicroART, e que sem o mesmo as coisas não seriam possíveis.”

Acerca da Menção Honrosa a mesma investigadora declarou que “Para quem faz investigação científica e sabe o que dói e o que custa fazer investigação, é extremamente gratificante receber esta menção honrosa. Nós sabemos o que ambicionamos no início do que nos propomos, mas não sabemos as adversidades que vamos ter ao longo do caminho e, por isso, é muito gratificante ver a comunidade científica e veterinária reconhecer o nosso trabalho.”

O Grupo Microart – Microbiology and Antibiotic Resistance Team é constituído por 23 investigadores e desenvolve investigação na área microbiologia veterinária .