[Imprimir]

A Comissão Organizadora do Ano Internacional da Tabela Periódica 2019 do Departamento de Química da UTAD organizou, a 3 de outubro, no Teatro de Vila Real, o espetáculo, “A música e a Tabela Periódica dos elementos químicos – o som e os metais“, ao abrigo do protocolo Santander Universidades.

Esta iniciativa realizada no âmbito das celebrações do Dia Mundial da Música foi uma oportunidade para relacionar duas áreas do conhecimento: Música e Química. O espetáculo, produzido pelo grupo musical de Jazz Animadixie, iniciou-se com uma breve palestra sobre a constituição dos instrumentos pertencentes à formação da respetiva banda (clarinete, tuba, trompete, tarola), onde foi realçado o facto de serem instrumentos de metal, e a importância deste para a função e a sonoridade. Um breve workshop permitiu a interação com o público, relativo aos metais utilizados em cada instrumento e ainda a uma performance musical do grupo.

Este espetáculo permitiu a promoção da arte e da ciência junto dos cerca de 240 alunos e docentes do Ensino Básico, Secundário e Profissional, de escolas de Vila Real e de Lamego, e também de docentes da UTAD, tendo as facetas pedagógica, social e cultural estado presentes.