Partilhe

[Imprimir]

Tiago Rafael Moreira, estudante de Doutoramento em Ciências do Desporto na UTAD, orientado pelo docente José Vilaça-Alves, venceu no passado dia 14 de Setembro o Prémio Investigação do Portugal Ativo by AGAP. Este prémio teve como objetivo distinguir um Profissional Associado cujo desenvolvimento de um projecto de investigação “tivesse impacto direto no sector do Fitness & Saúde em Portugal”.
O “Quality Onco Life”, foi o projeto submetido e premiado e visa a melhoria da qualidade de vida em doentes oncológicos, através da prática de exercício físico. Os resultados mostraram “melhoria nos aspetos relcionados com os sintomas secundários causados pela quimioterapia em mulheres com cancro da mama em fase de tratamento, como a Capacidade Funcional, Náuseas e Vómitos, Obstipação e Insónias e ainda nos testes funcionais aplicados como sentar e levantar, flexão do cotovelo, eight up and go test, e 6 minute walk, houve também melhoria significativa”.
Pretende-se agora alargar o projeto para que mais doentes oncológicos possam usufruir das “vantagens da prática de exercício físico orientada durante e após os tratamentos por quimioterapia”.