1

UTAD inaugura Trilhos Santander

No âmbito da iniciativa “UTAD uma Universidade Verde” foram inaugurados os Trilhos Santander, a 27 de novembro.

Na presença do reitor da UTAD, Fontainhas Fernandes e da representante do Santander, Cristina Dias Neves, entre outros convidados, foram apresentados os Jardins dos Serviços Comuns e do Complexo Laboratorial, que fazem parte dos Trilhos Santander.

Frederico Meireles, arquiteto paisagista e docente da UTAD, fez a apresentação do projeto realizado por estudantes de arquitetura paisagista da UTAD que contemplou um estudo do comportamento daqueles que diariamente frequentam estes locais, de forma a ir ao encontro das necessidades e da qualidade de vida dos utentes do campus.

O projeto físico foi realizado pela Cooperativa Rupestris, formada por antigos estudantes da UTAD, e é composto por canteiros que albergam vários Vidoeiros e por um talude de Ciprestes.

Estes são apenas dois exemplos dos jardins que integram os Trilhos Santander e que se inserem numa estratégia mais alargada de transformação do campus da UTAD num “Campus Carbono Zero” e que irá contemplar transformações na mobilidade no campus pelos utentes e também na eficiência energética, já que brevemente a UTAD será a primeira Universidade a ter aquecimento com biomassa, anunciou o Reitor da UTAD.

O Santander Universidades financiou os Trilhos Santander, nesta que é apenas uma iniciativa de responsabilidade social deste Banco. A representante do Santander elogiou a iniciativa e assim com a estratégia de sustentabilidade adotada pela UTAD que, segundo a mesma, é já um estudo de caso, não apenas em Portugal, mas também no estrangeiro.

Neste dia foi ainda lançado o livro “O Campus da UTAD em Imagens, da autoria de João Carrola e de Luis Torres de Castro, também com o apoio do Santander e no final decorreu uma conversa em torno da sustentabilidade e do ecocampus com os produtores de plantas José Augusto Martins da Raiz da Terra, Carlos César da DiaPlant e Daniel Ribeiro da Rupestris e moderada pela Pró-reitora Paula Seixas Oliveira.

Foto: João Carrola