1

UTAD presente no Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial

O XXI Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial que decorreu nos dias 21 e 22 de novembro, na Universidade de Évora recebeu durante os dois dias mais de uma centena de participantes e contou com 65 comunicações de 146 autores de Portugal, Espanha, Brasil, Peru e Equador. Este seminário é uma iniciativa anual do Círculo Ibérico de Economia Empresarial (CIBECEM), que agrupa os departamentos da área das ciências económicas e empresariais das universidades de fronteira, portuguesas e espanholas, designadamente as Universidades de Huelva, Algarve, Évora, Extremadura, Beira Interior, Salamanca, Trás-os-Montes e Alto Douro e Vigo.

Além das sessões paralelas de apresentação e discussão de comunicações e de três conferencistas convidados, o Seminário teve ainda os workshops WIN – Workshop de Investigadores Nascentes; o WIS – Workshop de Investigadores Seniores; e o WAS – Workshop de Agronegócios e Sustentabilidade, que consistiu na apresentação de projetos de investigação dos estudantes do doutoramento em Agronegócios e Sustentabilidade, oferecido pelo consórcio entre a UTAD e a Universidade de Évora.

Como é habitual, foram premiadas as melhores comunicações de autores portugueses e espanhóis, e de autoria conjunta de portugueses e espanhóis. Desde 2018 premeia-se também a melhor comunicação de autor jovem. Nesta edição foi introduzido um prémio específico para a temática de Management and Business Education, que foi atribuído ao trabalho The student learning motivations in the field of management with (and without) gamification, da autoria dos professores da UTAD Rui Silva e Carmem Leal, em colaboração com Ricardo Rodrigues, da Universidade da Beira Interior.

Paralelamente ao Seminário realizou-se a reunião ordinária da Comissão Executiva do CIBECEM, tendo a UTAD sido representada por Carlos Peixeira Marques. Nesta, além de assuntos relacionados com a cooperação entre os oito departamentos, foi apreciada a organização do Seminário, sendo unânime a opinião de que este “tem aumentado a qualidade de ano para ano”. Foi ainda ratificada a calendarização dos próximos eventos, pelo que o Seminário de 2020 terá lugar na Facultade de Ciencias Empresariais e Turismo, Ourense (Universidade de Vigo), e o de 2021 será organizado pelo Departamento de Economia, Sociologia e Gestão da UTAD.