1

Livro aborda Conflitos na Família

Coordenado por Paula Monteiro, docente do Departamento de Educação e Psicologia e por Pedro Cunha foi publicado recentemente o livro “Gestão de Conflitos na Família”, que  integra a primeira Coleção portuguesa dedicada ao âmbito do “Conflito, Negociação e Mediação. Esta coleção terá um livro anual dedicado à gestão de conflitos em diferentes contextos.

O livro pretende constituir um olhar alargado sobre os conflitos existentes nas famílias atuais e nas metodologias construtivas de os gerir, abordando temas como a Família,  Conflitos entre irmãos, Coming out de um/a filho/a gay, Separação, Divórcio e pós-divórcio, Casamento entre pessoas do mesmo sexo, Mediação familiar, Conflitos familiares na idade avançada e a Influência da psicopatia na dinâmica familiar.

Nesta obra participaram docentes, investigadores e mediadores de conflitos das Universidades do Porto, Minho, Fernando Pessoa e UTAD.

SINOPSE:

A família atravessa um tempo de profundas e aceleradas transformações, cujo reflexo é visível, desde logo, na diversificação de modelos conjugais e familiares.

Em Portugal, os conflitos que, hoje em dia, se manifestam no contexto familiar e também na conjugalidade refletem as importantes alterações sociais e de mentalidades que ocorreram nos últimos anos, em especial após a instauração da democracia, como o divórcio, as uniões de facto, o casamento entre pessoas do mesmo sexo ou os desafios colocados pelo prolongamento da esperança de vida.

Assim, são múltiplas as instigações que se colocam, ao nível de gestão de conflitos, hostilidades, tensões e agressões, para o desenvolvimento de uma cultura de paz e de convivência saudável no quotidiano da(s) família(s).

Integrado na coleção Conflito, Negociação e Mediação, o presente livro constitui-se como um instrumento fundamental para Psicólogos, Sociólogos, Assistentes Sociais, Mediadores, Advogados, Estudantes do ensino superior e todo um conjunto de outros profissionais interessados nos temas abordados.

Mais informação em https://www.pactor.pt/pt/catalogo/ciencias-sociais-ciencias-forenses/psicologia/gestao-de-conflitos-na-familia/