1

Tomada de Posse novos órgãos Sociais da AAUTAD

Tomaram posse na sexta-feira, dia 24 de janeiro, os novos órgãos sociais da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD). José Pinheiro tomou posse como presidente da direção, após ter sido reeleito no sufrágio que decorreu em dezembro 2019. O estudante do curso de segundo ciclo em gestão, de 22 anos, e natural de Amarante, no seu discurso, destacou a necessidade de preparar a AAUTAD para o futuro.

“Sobre nós impõe-se o maior desafio de todos, o da AAUTAD 2020, temos de preparar a instituição para o futuro, criando ferramentas para que a associação continue a crescer, fazendo jus ao seu tamanho e à sua história”, afirmou o dirigente associativo.

José Pinheiro identificou já aqueles que serão os maiores desafios para o seu mandato e para os estudantes que representa, nomeadamente no que diz respeito ao “desenvolvimento sustentável de um sistema de ensino superior desenhado para o futuro”.

“O contínuo subfinanciamento que se verificou no passado e que ainda se verifica, provoca uma estagnação naquela que deveria ser a evolução da qualidade de ensino e investigação”, referiu o presidente da AAUTAD, que frisou ainda a problemática da habitação sustentável para os estudantes, um problema que tem vindo a  agravar-se e tudo indica que irá manter-se caso não haja o “investimento necessário e urgente” na criação e renovação das residências universitárias.

“Chegaremos a setembro e voltaremos a verificar jovens estudantes a ficarem foram do sistema de ensino superior por não conseguirem suportar o valor praticado pelo alojamento”, referiu José Pinheiro no seu discurso de tomada de posse.

O presidente da AAUTAD lançou ainda um desafio ao reitor da universidade, a necessidade de criar um “espaço unificado no campus para os núcleos de estudantes, para as secções culturais e para a AAUTAD”, lembrando que, neste momento, a AAUTAD está sediada num “edifício histórico da universidade, que deverá ser preservado para não cair na decadência”.

 

Legenda da foto: José Pinheiro na tomada de posse como Presidente da AAUTAD

 

Fonte: AAUTAD