A UTAD integra o consórcio de Universidades, promovido pela União de Universidades do Mediterrâneo (UNIMED), que apresentou a candidatura “Promoting research and innovation environment in the Libyan Higher Education System (IBTIKAR) ao Programa Erasmus + na medida KA2 “Cooperation for innovation and the exchange of good practices – Capacity building in the field of Higher Education”.

O IBTIKAR é um projeto que visa a melhoria das capacidades de pesquisa do corpo académico e administrativo da Líbia. A necessidade de melhorar o ambiente da investigação deste país foi recentemente identificada por um estudo da UNIMED que investigou o Sistema de Ensino Superior através de uma análise quantitativa e qualitativa de dados e estatísticas das universidades. Devido à divisão política, vários ramos de universidade tornaram-se universidades autónomas, levando à fragmentação institucional, ao declínio da qualidade dos processos de investigação e ensino e à falta de instalações para apoiar o ensino e a investigação.

O projeto IBTIKAR aborda este contexto e visa contribui para resolver estes problemas,  com os objetivos de aumentar a produção científica conjunta de alta qualidade por meio de uma nova classe de académicos capazes de lidar com os desafios locais e globais, que contribuirão para resolver problemas da comunidade e impactar o crescimento socioeconómico da Líbia; reforçar o papel das universidades líbias e promover a qualidade e a quantidade da investigação, de modo a fazer uma transição dentro dos objetivos multidimensionais da sustentabilidade.

O projeto tem uma duração prevista de três anos e a UTAD intervirá, sobretudo, nas áreas da monitorização das atividades científicas e da formação, tendo como foco principal, nesta última área, as metodologias de investigação no campo das ciências do ambiente. Atendendo à situação política no país alvo da candidatura, as atividades decorrerão maioritariamente em países vizinhos estáveis e europeus.