Partilhe

[Imprimir]

A maratonista Rosa Mota esteve na UTAD onde plantou uma árvore no Complexo Desportivo da UTAD a 20 de fevereiro. Este evento deu-se por ocasião da apresentação do Livro de Veríssimo Dias, Portuguesas: uma homenagem em 150 retratos, da Porto Editora, onde a desportista é capa do livro.

O livro, que conta com o apoio da Altice Portugal, através da sua Fundação, “assume-se como um contributo do autor para a valorização do papel da Mulher no nosso país”. Neste, o autor apresenta “retratos de mulheres notáveis, figuras públicas e outras mais afastadas dos focos mediáticos, que são referências nos seus respetivos campos de atuação” e que  representam “uma personificação do elogio à igualdade de género e o papel essencial na construção coletiva de Portugal”.

Na apresentação do livro esteve a maratonista, Rosa Mota, o autor, Veríssimo Dias, José da Silva Peneda e Mila Simões de Abreu, Arqueóloga e professora na UTAD onde dirige a Unidade de Arqueologia, e uma das 150 mulheres retratadas, cuja lista pode ser consultada aqui:

Sobre o Autor

É engenheiro, biólogo e ecologista, a par de apaixonado pela arte fotográfica. Portuguesas é o seu quarto livro de retratos – depois de Retratos de Abril, 35 anos depois (2009), Retratos da República (2010) e Retratos do Dragão (2012). Em todos eles, busca-se captar a interioridade luminosa e o fulgor natural presentes em cada ser.