foto: UTAD
[Imprimir]

O reitor da UTAD, Fontainhas Fernandes, solicitou aos membros da comunidade académica que possuam equipamento e materiais cirúrgico e de proteção para que, caso seja necessário, serem disponibilizados ao Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro. Em resposta ao apelo do Reitor, foram já cedidos ao CHTMAD ventiladores com monitores multiparamétricos, monitores de capnografia/pulsioximetria; bombas de infusão , diferentes tipologias de máscaras de proteção, entre outro material.

Para este espírito solidário, foi determinante o contributo do apoio do Hospital Veterinário, do biotério e de alguns laboratórios de investigação, os quais mantém uma atividade reduzida, conforme orientações da Comissão de Acompanhamento Interno do plano de contingência de combate ao COVID-19.

Os Serviços de Ação Social preparam um plano para acolher recurso humanos da unidades de saúde, estando a ser avaliado o apoio da UTAD, quer em meios materiais, quer humanos em regime de voluntariado, para a realização de testes da COVID 19.

“Quisemos dar o nosso contributo para apoiar a combater um problema global e que nos atinge a todos”, afirmou Fontainhas Fernandes. Salientou que neste cenário de pandemia, a comunidade académica tem mostrado uma atitude coesa, solidária e proativa”.