Suspensas as aulas presenciais, por motivo da implementação do plano de contingência do COVID-19,  foram iniciadas oficialmente na UTAD as aulas à distância, a 27 de março. A implementação obedeceu a um período de adaptação por parte de docentes e estudantes. Para o efeito, estão a utilizadas várias plataformas como o Zoom, Colibri, SIDE, Teams, entre outras.

As aulas obedecem “preferencialmente” aos horários estabelecidos para cada turma do semestre em curso e o objetivo é dar continuidade ao processo ensino-aprendizagem das unidades curriculares, promover o estudo autónomo e incentivar trabalhos individuais.

Para alguns docentes e estudantes, as aulas à distância são uma ”experiência nova”, uma forma diferente do que estão habituados.

A adaptação às novas tecnologias para o ensino à distância, neste período de confinamento social, obrigou a repensar o planeamento das aulas presenciais, mas pode revelar-se também uma oportunidade “enriquecedora” para estudantes e docentes, que estão em contato, permitindo a “normalidade possível”, neste contexto de pandemia.

Foto: DR

Legenda da Foto: Seminário de Turismo dos Docentes Ricardo Bento e Verónika Jukes com o convidado Carlos Monteiro da CMTOUR