A Associação Growgreen Food,  constituída por estudantes de doutoramento da UTAD, criou a plataforma online “PromoLocal”, onde os produtores locais podem divulgar produtos e os comerciantes podem registar as necessidades de bens, de forma gratuita.

Esta iniciativa pretende “combater as fragilidades” sentidas pelos pequenos e médios produtores do setor agroalimentar que, neste momento, se “encontram em situação muito fragilizada e com sérias dificuldades no escoamento de produtos”, explica Alexandra Ribeiro, responsável pela Growgreen Food e estudante da UTAD.

Com a declaração do estado de emergência em Portugal e medidas excecionais e temporárias de resposta à situação epidemiológica provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2 e da doença COVID-19 que obrigaram ao fecho da restauração, muitos destes produtores ficaram sem poder escoar produtos.

“Os apelos nas redes sociais foram surgindo com maior intensidade” e a Growgreen Food sentiu “necessidade de atuar e ajudar estes produtores”, esclarece a responsável da Associação.

Por outro lado, os consumidores também querem adquirir produtos frescos e esta é uma forma de o fazer “enquanto ajudam estespequenos produtores a escoar a produção”, acrescenta.

Nesta plataforma qualquer produtor pode divulgar os produtos que tem para escoamento, e chegar junto de um consumidor cada vez mais “preocupado em garantir a economia local e em consumir produtos frescos e de qualidade”, enquanto, indiretamente, ajuda na “sustentabilidade destes produtores e na manutenção de postos de trabalho”.

No caso dos pequenos comerciantes basta inserir na plataforma as necessidades, quer de produto, quer de quantidade, e o produtor que melhor possa satisfazer essas necessidades entra em contato direto com o comerciante. Desta forma, “a plataforma aproxima produtores, comerciantes e consumidores estimulando a economia regional e nacional”, conclui Alexandra Ribeiro.

Neste momento estão já inscritos 36 produtores, sendo que cada produtor tem nesta plataforma uma “loja on-line” e acesso a um processo digital que ajuda a agilizar a gestão da produção e os canais de distribuição.

Mais informação sobre a Plataforma em : https://growgreenfoodassociation.com/plataforma/

Mais informação sobre a Associação Growgreen em: https://growgreenfoodassociation.com/