Ricardo Bento, docente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e investigador do Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD), desenvolveu uma solução informática (dashboard) para monitorização das dinâmicas temporais e geográficas da COVID-19, à escala concelhia, com base na informação disponibilizada pela Direção Geral de Saúde (DGS).

Para analisar o padrão da doença à escala local, e procurando colmatar uma lacuna existente nas soluções então disponibilizadas, esta solução foi desenvolvida em articulação com a ESRI – Portugal, líder mundial em Sistemas de Informação Geográfica e responsável pelo dashboard de divulgação do website da DGS, tendo sido integrada no repositório de recurso nacionais, que disponibilizam toda a informação sobre a COVID-19 (https://coronavirus-portugal-esriportugal.hub.arcgis.com).

O sistema desenvolvido por Ricardo Bento pretende ser mais uma ferramenta de apoio à decisão, para autarquias e entidades públicas locais, mas destina-se também a informar o público em geral. Nesta solução é possível encontrar, não apenas o número de infetados e a evolução ao longo do tempo, mas também dados demográficos e da rede de resposta médica.

Trata-se de dados que não envolvem apenas a informação do dia, mas que também “permitem  identificar padrões e clusters sub-regionais”, permitem a análise cruzada dos dados da COVID-19 com variáveis relevantes para este contexto”, como a densidade populacional e o nível de envelhecimento da população, bem como a “confrontação com a rede de resposta médica a nível local, identificando eventuais focos de pressão sobre o sistema, complementando, à escala local, a informação publicamente disponibilizada pela DGS”, explica o investigador.

Esta aplicação tem já mais de 2300 visualizações, desde a criação a 28 de março, e os dados compilados estão já a suportar investigação em curso, nomeadamente entre Ricardo Bento, pela UTAD, e Paulo Reis Mourão, pela Universidade do Minho, estando prevista a publicação de vários artigos em journals de referência nos próximos meses.

A aplicação está disponível em: