A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), através do Centro de testagem COVID-19, foi escolhida pela empresa STAB VIDA para iniciar os testes de COVID-19 através do Doctor Vida, dispositivo portátil deteção rápida do SARS-Cov2, que visa a obtenção de resultados em 30 minutos.

O Centro de testagem da UTAD está a validar o funcionamento, a tecnologia e o software deste dispositivo que, depois da validação, será disponibilizado para comercialização pela STAB VIDA.

“Trata-se de uma colaboração muito importante para a UTAD e para o Centro de testagem, porque é um reconhecimento do trabalho que está a ser desenvolvido aqui”, salienta Raquel Chaves, responsável pelo Centro onde trabalham 11 docentes, investigadores e estudantes de mestrado e doutoramento, em regime voluntário.

Esta colaboração foi agora reforçada através de um projeto conjunto submetido à Fundação para a Ciência e Tecnologia (Call COVID-19), que terá também a colaboração dos Hospitais do Porto e Covilhã, e cujo objetivo é a utilização do dispositivo Doctor Vida para  a realização de testes serológicos.

Neste projeto, o Centro de Testagem da UTAD irá fazer “marcadores de prognóstico para avaliar o desenvolvimento da doença”.

Recorde-se que o Centro de testagem está validado pelo Instituto Nacional Ricardo Jorge e já realizou mais de um milhar de testes à COVID-19 em menos de um mês de funcionamento, em coordenação com o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro e a ARS Norte, através das ACES Douro I e Tâmega II.