A 2 de junho foram testados 92 estudantes finalistas da Licenciatura em Enfermagem, à COVID-19, para regresso às atividades de prática clínica nas unidades de saúde. A recolha de análises foi feita na Escola Superior de Saúde da UTAD, por técnicos da ACES I – Marão e Douro e os testes às análises recolhidas foram efetuados no Centro de Testagem COVID-19 da UTAD, tendo os resultados sido negativos para todos os estudantes.

Com a suspensão das aulas presenciais, foram também suspensas as atividades no âmbito da Unidade Curricular Ensino Clinico de Integração à Vida Profissional destes estudantes, essenciais para que possam terminar o curso de licenciatura em Enfermagem, pelo que “quisemos fazer um rastreio à COVID-19 dos estudantes que se preparam para retomar as atividades, para que possam exercer prática clínica com segurança para si e para os utentes do CHTMAD”, explica Maria João Monteiro, presidente da Escola Superior de Saúde Superior da UTAD.

A UTAD prepara assim o regresso ao ensino presencial, bem como às atividades de avaliação presencial, e além dos estudantes finalistas, arranca também um plano de regresso à atividade presencial em todas as dimensões, garantindo condições segurança à comunidade académica.

Recorde-se o Centro de Testagem COVID-19 da UTAD está validado pelo Instituto Nacional Ricardo Jorge,integra uma equipa de 11 docentes, entre investigadores e estudantes de mestrado e doutoramento, em regime voluntário, e já realizou mais de dois mil testes em cerca de um mês de funcionamento.