1

FCT financia dois cursos de verão na UTAD

A UTAD vai ministrar dois cursos de verão financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) que vão abranger 33 bolseiros de investigação, num financiamento total de 57.262€. Trata-se do Curso Prático – Aplicação de modelos biológicos a estudos de ecotoxicologia e do Ecocampus Living Lab – Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

Estes cursos, que serão ministrados entre a última semana de julho e o final de outubro 2020, serão constituídos pelas componentes letiva-teórica e prática, e os bolseiros terão um a dois supervisores para orientar o trabalho de investigação.

No caso do curso de formação Ecocampus Living Lab promove a demonstração de soluções integradas nos domínios da neutralidade carbónica, adaptação às Alterações Climáticas e Sustentabilidade, as quais a própria Universidade investiga e ensina.

Já o Curso Prático – Aplicação de modelos biológicos a estudos de ecotoxicologia pretende que os formandos adquiram conhecimentos teórico-práticos de conceitos e metodologias relacionados com o uso de modelos biológicos em estudos de ecotoxicologia e realizem a sua aplicação prática em ambiente de laboratório.

A equipa de formadores é composta por 37 investigadores/docentes da UTAD, distribuídos por vários Centros de Investigação da UTAD, sendo o CITAB a instituição de ID de acolhimento. Um dos cursos terá ainda a colaboração de cinco investigadores/docentes de outras instituições na componente teórica.

Estas bolsas destinam-se a estudantes finalistas de vários cursos e visam também dar oportunidade aos estudantes para adquirirem experiência em contexto letivo e laboratorial, face às condicionantes impostas pela pandemia COVID-19.