Decorreu de 15 a 18 de julho a 13.ª edição do Curso de Atualização de Professores de 1º Ciclo de Educação Básica e a 4.ª edição Curso de Formação de Professores para a Preservação e Valorização do Douro Património Mundial, sob a coordenação de Isilda Rodrigues, docente da UTAD.

Este ano, devido às contingências da pandemia COVID-19, estes cursos decorreram em formato online e contaram com um total de 220 participantes. A tradicional saída de campo aconteceu no dia 17 de julho, com um número limitado de participantes, que fizeram a Rota dos Miradouros de Carrazeda de Ansiães.

Estes cursos visam criar um espaço de formação e atualização, com vista a um melhor desempenho profissional dos professores das escolas da região. Pretende-se ainda contribuir para o desenvolvimento de competências e sensibilização destes profissionais para a preservação e valorização do Douro Património da UNESCO, onde seja possível um desenvolvimento territorial sustentado e a promoção de estilos de vida saudáveis.

Ambos os cursos visam consolidação do papel da UTAD, na região e no país, como motor de desenvolvimento, tendo este sido reforçado com criação da Cátedra UNESCO em “Geoparques, Desenvolvimento Regional Sustentado e Estilos de Vida Saudáveis”, nesta universidade.

A organização considera que a “formação contínua de professores deve orientar-se de perspetivas inovadoras, que não utilizem preferencialmente sessões formais, mas que valorizem as atividades de (auto)formação participada e da formação mútua, estimulando uma “reflexão na prática e sobre a prática”.