1

Ministro Manuel Heitor presidiu à abertura dos Cursos de Verão na UTAD

No âmbito das comemorações do 25º aniversário do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Ministro Manuel Heitor presidiu hoje (31 de julho), na UTAD, à abertura dos cursos de verão, financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e frequentados por 38 bolseiros de investigação. Trata-se de um curso prático sobre Aplicação de modelos biológicos a estudos de ecotoxicologia e de um outro sobre Ecocampus Living Lab – Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

O primeiro destes cursos pretende dotar os formandos de conceitos e metodologias relacionados com o uso de modelos biológicos em estudos de ecotoxicologia e que venham a realizar a sua aplicação prática em ambiente de laboratório. Por outro lado, a formação Ecocampus Living Lab promove a demonstração de soluções integradas nos domínios da neutralidade carbónica, adaptação às Alterações Climáticas e Sustentabilidade, que a própria Universidade investiga e ensina. A equipa de formadores integra, essencialmente, docentes e investigadores da UTAD distribuídos por vários Centros de Investigação, sendo o CITAB a instituição de ID de acolhimento. 

A sessão de abertura decorreu no espaço de exposições da Reitoria, com a presença dos formandos, docentes, presidentes das escolas e diretores dos vários centros de investigação. Nas palavras de boas vindas, o reitor da UTAD, António Fontainhas Fernandes, deu testemunho da importância destas formações no quadro da investigação e valorização do conhecimento como estratégia da instituição, e onde prevalecem os desafios de “fazer ciência, mas também de comunicar ciência”. Por sua vez, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior enalteceu a ampla participação neste curso e a qualidade dos mesmos, exortando os formandos a encararem com grande responsabilidade os desafios deste tempo de incerteza e das regras que a todos se impõem. Teve também palavras de apreço para com o esforço que a UTAD vem empreendendo para tornar o seu espaço num verdadeiro eco-campus, criando nele um “laboratório vivo de sustentabilidade”.

Nesta sua presença na UTAD, o Ministro Manuel Heitor visitou também o Centro de Testagem COVID-19, no Edifício de Laboratórios da UTAD, e reuniu com investigadores da instituição, no espaço da Biblioteca Central. Neste mesmo espaço teve ocasião de visitar a exposição “Vale do Côa – singularidades de um território”, que assinala o 10º aniversário da Fundação do Museu do Coa, a que a UTAD igualmente se associou.