Dois estudantes do Mestrado Integrado de Engenharia Eletrotécnica da UTAD apresentaram ao concurso EDP UNIVERSITY CHALLENGE 2020 um projeto na área da integração de sistemas de energia eólica em edifícios que passou à semifinal.

Esta é uma iniciativa internacional para jovens universitários em Portugal, Brasil e outros países onde a EDP Renováveis está presente e visa estimular os estudantes universitários a aplicar conhecimentos académicos no desenvolvimento de um projeto focado num tema relacionado com o Grupo EDP.

“O nosso projeto pretende adquirir informação acerca do impacto que os diferentes tipos de telhados têm no escoamento do vento de um edifício e com isto determinar qual deles é o mais favorável à produção de energia elétrica, através de turbinas eólicas”, explicam os estudantes Carlos Costa Oliveira e Tiago Cruz Barbosa.

Numa fase inicial foram selecionados 250 projetos e escolhidos os 50 melhores. Destes, foi feita uma seleção com base em toda a estrutura do projeto e escolhidos os 15 melhores projetos portugueses, onde se inclui o projeto dos estudantes da UTAD.

“Atualmente estamos em fase de preparação para a final local portuguesa que consiste na escolha dos três melhores projetos portugueses, que serão admitidos a uma cerimónia final global de onde resultará o melhor projeto dos três países em competição”, referem os estudantes.

A equipa do projeto vencedor terá como prémio uma viagem a Silicon Valley, San Francisco, nos Estados Unidos.

Desejamos os maiores sucessos aos nossos estudantes.