Partilhe

[Imprimir]

Foi recebida a aprovação do projeto mobilizador “cLabel+: Alimentos inovadores “clean label” naturais, nutritivos e orientados para o consumidor”, liderado pela Sumol+Compal, com um investimento total de 5,6 M€ para um horizonte temporal de 3 anos. Na UTAD, o projeto é coordenado por Ana Barros, Diretora do CITAB, e envolve a participação de investigadores deste Centro, do CQVR e do CECAV, estando alocado um orçamento total de 232 K€.

O cLabel+: Alimentos inovadores “clean label” naturais, nutritivos e orientados para o consumidor é um projeto promovido por um consórcio liderado pela Sumol+Compal, que reúne um total de 20 entidades, entre empresas (8) e entidades não empresariais do sistema de I&I (12), tendo como objetivo geral responder aos desafios que o consumidor coloca à industria alimentar.

Com este projeto, pretende-se desenvolver processos e produtos que sejam entendidos pelo consumidor como consistentes com produtos com ingredientes naturais, com limitada utilização de um número elevado de aditivos, e que permitam, pelas suas propriedades físicas, químicas e nutricionais, proporcionar a experiência esperada, mantendo a segurança alimentar.

Para que o consumidor percecione e descodifique o “clean label”, serão desenvolvidos processos e produtos que resultarão em menções concretas nos rótulos dos produtos que os clientes e os consumidores reconhecerão como associadas a um produto consistente com o conceito “clean label”.