1

Número recorde no Concurso Nacional de Acesso: UTAD preencheu 96,4% das vagas na 1ª fase

Conhecidos neste fim-de-semana os resultados da primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) consegue o melhor resultado de sempre ao obter uma taxa de ocupação de 96,4% das vagas, o que representa 1507 candidatos. De realçar ainda que 1482 candidatos escolheram a UTAD como primeira opção. Adicionalmente, existem 54 candidatos para as formações curtas CTESPs e ainda os candidatos oriundos do ensino profissional, dos quais 20 escolheram também a UTAD em primeira opção.

Em declarações à imprensa, o reitor, António Fontainhas Fernandes, reconheceu a importância do elevado número de candidatos que escolheram a UTAD em primeira opção, o que é revelador da “sustentabilidade do projeto educativo da Universidade”. Na verdade, “trata-se da instituição localizada em regiões de baixa pressão demográfica com o maior número de candidatos em primeira opção”, lembrou o reitor.

“Manter esta trajetória de crescimento da universidade – afirmou também Fontainhas Fernandes  exige continuar a apostar nas políticas sociais e na melhoria das condições de ensino e de investigação. A ação social continua a ser uma das principais apostas da UTAD, quer ao nível dos apoios sociais diretos, quer indiretos, designadamente da qualidade de serviços, atividades desportivas e culturais”.

Entre os fatores que têm contribuído para o reforço da visibilidade da UTAD, “além da qualidade e da focalização da sua oferta educativa, é a marca diferenciadora do campus”, que é também um mais conhecidos Jardins Botânicos, tendo sido recentemente acreditado internacionalmente do ponto de vista ambiental e energético, o que o tornou o primeiro ecocampus em Portugal.

De referir ainda que as vagas sobrantes ficam disponíveis para a 2ª fase do concurso, que decorre até ao dia 8 de outubro.