1

UTAD vai ter Estação de Tratamento Águas Residuais

O financiamento de quase meio milhão de euros visa o tratamento dos efluentes das instalações agropecuárias.
 
Dando continuidade à política de sustentabilidade ambiental para o Campus Universitário, a Pró-Reitoria para a Área do Património e Sustentabilidade preparou e submeteu a candidatura “Valorização ambiental e hídrica dos efluentes agropecuários da UTAD” ao programa de Desenvolvimento Rural, tendo como o objetivo o tratamento dos efluentes das instalações agropecuárias, através da construção de uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR).
 
 
 
 
Como resultado, o Campus da UTAD passará, em menos de três anos, “a ser responsável por menos 75% das emissões de Gases de Efeito de Estufa, menos 70% de efluentes não tratados, para além das mais de 80 toneladas anuais de resíduos separados e evitados em aterro sanitário”, acrescenta Amadeu Borges. 
 
 para armazenamento de água tratada e a aquisição de um trator com pá frontal e cisterna.
 
A entrada em funcionamento da ETAR irá também fomentar estudos, previstos em sede de candidatura, conducentes à produção de biogás e de monitorização contínua do funcionamento da ETAR, visando a melhoria da eficiência do processo de tratamento de efluentes. Estes estudos serão desenvolvidos pelo Laboratório de Ciências Térmicas e Sustentabilidade da UTAD e serão, ainda, realizados estudos, desenvolvidos pelo Centro de Exploração Agropecuária (CEGA), também da UTAD, conducentes à valorização das lamas resultantes da ETAR como biofertilizante. A execução deste projeto tem início previsto para fevereiro de 2021.​