Partilhe

[Imprimir]

Jaime Sampaio, Diretor do CIDESD e docente da UTAD, integrou a comissão de aconselhamento técnico e científico da Associação de Jogadores de Basquetebol da Euroliga (ELPA). Do painel fazem ainda parte especialistas de Itália, Espanha, Turquia, Sérvia e Croácia.

«A ciência desempenha papéis cada vez mais importantes ao mais alto nível de rendimento desportivo, por isso, não é de estranhar que instituições desta importância integrem comissões de aconselhamento científico no seu plano de atividades”.

Esta comissão dará suporte aos processos de preparação dos jogadores que atuam na Euroliga, que é a competição europeia onde participam os clubes de elite. O processo de transferência da investigação científica é tão importante como o seu desenvolvimento. Com certeza que não basta ter políticas de open access para que essa mesma transferência ocorra, é necessário levar a ciência aos stakeholders.

“Esta é uma oportunidade excelente para que a investigação realizada no CIDESD seja divulgada e atinja o fim para que foi desenvolvida. É também uma oportunidade para recolher feedbacks que permitirão melhorar os nossos modelos, métodos e procedimentos”, frisa Jaime Sampaio.

O presidente da ELPA, Gigi Datome, referiu que o “Performance Advisory Board está a ser criado no momento perfeito, porque provavelmente agora mais do que nunca, os jogadores precisam dos conselhos adequados e oportunos sobre como lidar com muitas adversidades que enfrentam nas suas carreiras. Queremos dar aos jogadores as ferramentas certas para terem a melhor carreira possível e este é um passo significativo nessa direcção”, sublinhou no decorrer da conferência de imprensa desta segunda-feira, dia 19.

 

Fonte: CIDESD/UTAD