1

UTAD presente no Simpósio Internacional da RUMA

A Rede Mundial de Universidades Magalhânicas para a Investigação, Ciência e Cultura (RUMA) promoveu no passado dia 26 de outubro o Simpósio “COVIDE-19 e Universidades”, o qual contou com cerca de 20 intervenções de representantes de universidades da Argentina, Brasil, Cabo Verde, Chile, Espanha, Filipinas, Portugal, Timor e Uruguai.

O Simpósio teve por objetivo a partilha de experiências relativamente à gestão da situação de pandemia nas instituições de ensino superior, assim como ao impacto da mesma. A UTAD foi representada pelo Vice-Reitor Artur Cristóvão, que destacou as medidas tomadas pela UTAD, desde a criação da Comissão de Acompanhamento e definição dos Planos de Contingência, à promoção de novas formas de ensino através de meios tecnológicos e ao apoio aos estudantes no âmbito da iniciativa UTAD + Contigo.

Referiu também o apoio e a articulação com a comunidade, muito em particular com as instituições da área da saúde, com a disponibilização de equipamentos e espaços, assim como a realização de testes laboratoriais.

Por outro lado, mencionou a importância de olhar para a internacionalização das instituições de ensino superior neste novo contexto, nomeadamente com a realização de eventos online e intercâmbios virtuais, tendo como foco particular os objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da ONU.