1

II Jornadas de Ciências da Nutrição dedicadas à Alimentação Sustentável

Decorreram nos dias 15 e 16 de outubro as II Jornadas de Ciências da Nutrição com o tema “A Alimentação no Centro do Futuro Sustentável” e organizadas pelo Núcleo de Estudantes de Ciências da Nutrição e docentes do curso.

Com transmissão on-line, os cerca de 250 participantes, conseguiram puderam assistir à intervenção de cerca de 16 oradores, de mais de uma dezena de instituições nacionais, com impacto no ensino, investigação e desenvolvimento de política alimentar nacional.

As Jornadas contaram com duas Sessões Plenárias, uma sobre “A Dieta Mediterrânica – uma forma saudável e sustentável de viver” com Maria Palma Mateus da Universidade do Algarve, e a outra sobre “A Alimentação dos Portugueses”, por Andreia Oliveira do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP).

Em cada dia, foram ainda realizados dois painéis de discussão. No primeiro, os temas a debate foram “Os desafios do nutricionista para um futuro sustentável” e “Os Desafios da Produção Alimentar”, e ​no segundo, os temas a discussão abordaram a “Sustentabilidade Alimentar” e a “Comunicação em Nutrição”.

Por forma a sinalizar o dia Mundial da Alimentação, no dia 16 foi realizado o lançamento da Carta para a Alimentação Saudável e Sustentável, documento orientador integrado nos objetivos do Plano Estratégico da UTAD que pretende apoiar o desenvolvimento e prossecução da Agenda 2030, da estratégia europeiaFarm to Fork e a defesa do Direito Humano à Alimentação Adequada, através da definição de princípios e boas práticas para uma alimentação saudável, de qualidade, saborosa e sustentável na Academia.