foto: UTAD

Conhecidos os resultados da terceira fase do Concurso Nacional de Acesso, verifica-se que o número total de estudantes colocados na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), por esta via de ingresso, corresponde a 1560, considerando 1530 matrículas efetivadas até ao final da segunda fase e ainda 30novas colocações da terceira fase. Estes números representam um aumento de 12% face ao ano anterior, em que se registaram 1398 colocações, após a 3ª fase.

A estes resultados acrescem os inscritos por outras vias de ingresso, incluindo candidatos provenientes do ensino profissional e os inscritos em formações curtas – CTESPs – o que totaliza 1777 estudantes matriculados até hoje, estando ainda a decorrer o período de matrículas da terceira fase.

Ao nível da oferta pós-graduada, registam-se 752 novos estudantes de 2º ciclo (Mestrado), o que representa um aumento de 10% em relação ao ano anterior, e 211 novos estudantes de 3º ciclo (Doutoramento), mais 11% em relação a 2019.

Considerados todos os ciclos e todas as vias de ingresso, estima-se que o número de novos estudantes na UTAD em 2020 seja superior a 2750.

Segundo o Reitor, Fontainhas Fernandes, “estes resultados são um marco na história da instituição e confirmam a trajetória positiva registada nos últimos anos, afirmando a importância da UTAD no panorama de ensino superior em Portugal”.