As universidades que integram o Centro de Estudos Euro-regionais Galiza-Norte de Portugal (CEER), entre as quais a UTAD, viram ser aprovado pela Comissão Europeia o Projeto “B-solutions”, destinado a analisar as possibilidades de melhoria na cooperação universitária em matéria de inclusão social e mobilidade.

O projeto aprovado tem como objetivo principal a eliminação de barreiras e obstáculos administrativos no sistema universitário da Euro-região Galiza-Norte de Portugal. Concretamente, pretende-se acabar com as barreiras à mobilidade de pessoas com diversidade funcional, analisando-se os principais impedimentos para fomento da inclusão e mobilidade e o planeamento de potenciais vias e mecanismos de solução.

Permitir-se-á, assim, que, quer os alunos e docentes, quer o pessoal da administração e serviços, tenham mais facilidade para realizar estadias e deslocações a instituições do outro lado da fronteira, fomentando-se as possibilidades de cooperação em múltiplas áreas do conhecimento, aumentando as sinergias e garantindo os direitos das pessoas com diversidade funcional.

Integram este grupo de instituições, para além das UTAD, as universidades do Porto, Minho, Vigo, Corunha, Santiago de Compostela e também o Instituto Politécnico do Porto.