Partilhe

[Imprimir]

Márcia Carvalho foi selecionada, a nível nacional, na edição 2020 do “Concurso Estímulo ao Emprego Científico – Individual” da FCT. A investigadora do CITAB concorreu na categoria de “Investigador Júnior”, que registou mais de 2000 candidaturas, tendo sido selecionada para um dos 157 contratos atribuídos pela FCT.

O trabalho de investigação centra-se na utilização da diversidade genética para a identificação de genótipos de leguminosas tolerantes ao stress hídrico em agricultura biológica, mais especificamente no feijão-frade.

O percurso de investigação inclui um estágio de 3 meses na Universidade da Califórnia-Riverside (EUA), com Timothy Close , um dos especialistas mundiais em análise molecular de feijão-frade, e também na Universidade de BOKU (Áustria), na fenotipagem de raízes, com recurso a tecnologia de ponta na imagem hiperespectral.

Em 2018 terminou doutoramento no âmbito do programa de doutoramento internacional AgriChains, e orientada por Valdemar Carnide (UTAD-CITAB) e Teresa Lino-Neto (UMinho), com classificação de “Muito Bom”.

Fonte: CITAB