Partilhe

[Imprimir]

A UTAD celebrou em 2016 um acordo de cooperação com o Instituto Federal do Espírito Santo, Brasil, no âmbito do qual se têm realizado e estão a ser preparadas várias atividades.

Entre estas atividades está um ciclo de Conferências Cruzadas, realizadas online, que teve o seu início no quadro da Semana da Ciência e Tecnologia da UTAD 2020.

A primeira Conferência, do IFES para a UTAD, realizou-se no passado dia 25 de novembro, tendo como orador Francisco Rapchan, que falou sobre “Inovação: Experiências na Rede Federal de Educação Federal e Tecnológica Brasileira – o caso do IFES”.

Francisco Rapchan é Engenheiro da Computação, mestre em Informática e doutor em Propriedade Intelectual e Inovação. É professor do Campus Serra do IFES, onde também coordena a Incubadora de Empreendimentos de Base Tecnológica. Faz parte do NUGEIN – Núcleo de Gestão, Empreendedorismo e Inovação. Coordena, juntamente com a Associação dos Empresários e a Prefeitura do Município, o distrito de inovação – InovaSerra, e também o projeto de implantação do Parque Científico Tecnológico do InovaSerra.

A segunda Conferência, da UTAD para o IFES, teve lugar no dia 2 de dezembro e realizou-se no âmbito da IV Jornada de Integração do IFES, tendo como oradora a Profa. Lívia Madureira, docente do Departamento de Economia, Sociologia e Gestão e Diretora do Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento, que falou sobre “Transição Ecológica e Sistemas de Conhecimento e Inovação na Agricultura e Agroalimentar – conceitos, políticas e experiências”.