Já são conhecidos os novos membros do Conselho Geral

Após o ato eleitoral, que decorreu a 2 de dezembro e cuja participação foi a “maior de sempre”, já são conhecidos os 18 membros que vão integrar o novo Conselho Geral da UTAD 2020-2024. O objetivo foi eleger 13 representantes de professores e de investigadores; um representante dos trabalhadores não docentes e não investigadores e quatro representantes dos estudantes.

A votos foram quatro listas a representantes dos Professores e Investigadores – Lista A encabeçada por Levi Leonido, da Escola de Ciências Humanas e Sociais (ECHS), lista B liderada por João Barroso, da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT), lista C encabeçada por João Cabral, da Escola de Ciências da Vida e do Ambiente (ECVA) e lista D liderada por José Alcides Peres ECVA – das quais resultaram 13 Conselheiros eleitos.

A candidatos a representantes dos trabalhadores não docentes e não investigadores foram a sufrágio as listas A, liderada por Lília Macieirinha, B, encabeçada por Carla Mascarenhas e C, comandada por António Miguel Bacelar.

Já os representantes dos estudantes apresentaram as listas A, liderada por Gaspar Penha, e B, encabeçada por José Pinheiro.

Deste ato eleitoral resultaram os seguintes membros eleitos:

Representantes de professores e de investigadores (por ordem de mandato):

1.       João Barroso – Lista B (Lista vencedora com 6 representantes)

2.       João Abel dos Santos – Lista C (com 3 representantes)

3.       Cristina Saraiva – Lista B

4.       José Alcides Peres – Lista D (com 2 representantes)

5.       Daniela Fonseca (Lista B)

6.       Levi Leonido – Lista A (com 2 representantes)

7.       Ana Alexandra Rio Costa (Lista C)

8.       Jorge Ventura Cardoso (Lista B)

9.       Maria Conceição Rainho (Lista B)

10.   Maria Emília Silva (Lista D)

11.   Raúl Morais Santos (Lista C)

12.   Paula Catarino (Lista B)

13.   Luis Mendes Ferreira (Lista A)

Representante dos trabalhadores não docentes e não investigadores:

1.       Lília Macieirinha – Lista A

Representantes dos estudantes (por ordem de mandato):

1.         José Pinheiro – Lista B (lista vencedora com 3 representantes)

2.         Gaspar Penha – Lista A

3.         Maria Ferreira – Lista B

4.         José Eduardo Gonçalves – Lista B

Conhecidos os novos 18 conselheiros, o passo seguinte será cooptar, através de convite, sete personalidades da Sociedade Portuguesa, cuja experiência, trabalho ou ligação à UTAD e/ou Região seja conhecida, para integrar este Conselho que mais tarde, através de sufrágio, elegerá o novo Reitor da UTAD para os próximos quatro anos, nos termos dos Estatutos e segundo o procedimento previsto no respetivo regulamento. Este irá substituir António Fontaínhas Fernandes, após dois mandatos.

O Conselho Geral da UTAD é um órgão de decisão estratégica e de fiscalização, cujas competências, passam por organizar o procedimento de eleição e eleger o Reitor, entre outras funções.

Mais informação sobre este órgão Aqui