1

Investigador do CETRAD falou sobre o Barro Preto de Bisalhães em Berkeley

Edgar Bernardo, docente da UTAD e investigador do CETRAD, participou no 2020-2021 Colloquium Series na Universidade de Berkeley, com uma palestra intitulada Impacts and Perception of Cultural Heritage: The Black Pottery of the Douro Region, Portugal.

Nesta apresentação dedicada ao Barro Preto de Bisalhães, o investigador discutiu o processo de patrimonialização da cultura, impactos e perceções deste património da UNESCO. Este “souvenir olárico é apresentado como recurso disputado por vários intervenientes, evidenciando tensões, manipulações simbólicas e apropriações deste património cultural duriense. A investigação faz do barro preto de Bisalhães o ponto de partida para se refletir sobre as dinâmicas sociais, culturais e económicas que giram em torno do património num território rural que procura o turismo como motor de desenvolvimento”, afirmou Edgar Bernardo.

Informação sobre o colóquio em: http://www.tourismstudies.org/news_archive/Bernardo2021.htm

Informação sobre a tese de doutoramento dedicada a este património: https://noticias.utad.pt/blog/2020/08/17/barro-preto-bisalhaes/

Nota biográfica do investigador em: https://orcid.org/0000-0003-4659-4716