1

Investigadores do CETRAD publicam livro dedicado aos refugiados

Foi publicado, através da editora Húmus, o livro Quest for Refuge: Reception Responses from the Global North (2020), numa edição coordenada pelos investigadores do CETRAD, Octávio Sacramento e Pedro Gabriel Silva e pela investigadora da Universidade Nova de Lisboa, Elizabeth Challinor.

A obra reúne 12 capítulos dedicados a debater as respostas de acolhimento e integração de refugiados em países do “Norte Global”. Considerando múltiplas geografias internacionais (Alemanha, Austrália, Canadá, Estados Unidos da América, Espanha, Finlândia, França, Itália, Portugal e Suécia) e partindo de distintos campos disciplinares (antropologia, geografia, serviço social e sociologia), são discutidas as complexidades das políticas, processos e práticas de acolhimento e integração de refugiados.

Os autores abordam questões-chave que têm pautado os chamados Refugee Studies: de que formas podem as comunidades locais ser envolvidas no acolhimento? Como evitar respostas excessivamente caritativas e assistencialistas em vez de dispositivos baseados em abordagens assentes no reconhecimento de direitos? Como equilibrar a participação dos agentes estatais, privados e terceiro sector na provisão de serviços e respostas? Como podem os sistemas de receção ser ajustados de modo a corresponderem às necessidades dos refugiados, considerando as particularidades dos locais de acolhimento?

O livro resulta de uma conferência organizada na UTAD pelo CETRAD que, em 2017, reuniu especialistas nacionais e internacionais e um membro do Parlamento Europeu com participação em missões de direitos humanos, para debater políticas e sistema de resposta no terreno ao que então se anunciava como a “crise dos refugiados”.