Com inicio em 2014, o Coro de Câmara da UTAD é um grupo em constante formação sendo, na sua maioria, formado por elementos sem conhecimentos musicais, mas com “muito amor à música e a toda a sua expressão”. Constituído por alunos, professores, funcionários, antigos alunos e alguns amigos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, apresentou, ao longos dos seis anos de existência, sempre um repertório eclético, também em constante reformulação, visto ser um coro novo, sem nenhum precedente. Deixamos a seguir uma cronologia de apresentações públicas ao longo da cura existência, que refletem o espírito de colaboração e dedicação à arte.

“Como maestro e diretor artístico deste maravilhoso e mágico Coro, sinto-me muito orgulhoso por todas as conquistas e por todo o crescimento como interpretes e músicos, que todos e cada um dos elementos, alcançou. Foi uma honra ter estado ao lado de cada um. O Coro de Câmara da UTAD, é uma família à qual me orgulho de pertencer. Bem-haja a todos. Bem-haja ao Coro de Câmara da UTAD por todos os anos de alegria, felicidade e cor!”, Vasco Sousa.

Cronologia de participações do Coro de Câmara da UTAD

2014 –  Concerto de Apresentação, participação na cerimónia de Doutoramento Honoris Causa do Comité Olímpico de Portugal, entre vários concertos;

2015 – Participações na Cerimónia de Entrega de Prémios do V Concurso “Carta a los Reyes Magos”; no Concerto de Reis; na Cerimónia do Dia da UTAD 2015; no 3.º Festival Internacional de Cinema Documental e Transmedia – Rios; no Projecto “Canções de Abril”, como coro convidado; no Projeto “Mátria”; no Concerto do CICTA 2015 – Congresso Ibérico e Iberoamericano de Contaminação e Toxicologia Ambiental; como Coro Grego na peça “Os Acontecimentos”, de David Greig; na Abertura do Ano Letivo do Programa Escolhas – Projeto +Social.E5G; e no Concerto de Natal em parceria com a Academia de Artes de Chaves.

2016 – Participações na Cerimónia de Entrega de Prémios do VI Concurso de Escrita “Carta a los Reyes Magos”; no Concerto no âmbito da Semana Cultural da UTAD, no espaço Zona Livre; no Dia da UTAD 2016; no “1.º Encontro Eurorrexional de Musica e Artes Escénicas”; no Festival Musicalvão 2016; Momento cultural das Conferências do Douro 2016, promovidas pela UTAD & FUNDAÇÃO MARIA ROSA; no projeto Mátria, no Concerto de inauguração do Espaço Miguel Torga.

2017 – Participações na Cerimónia de Entrega de prémios do VII Concurso de Escrita “carta a los Reyes Magos”; como Coro Convidado do Agrupamento de Escolas Fontes Pereira de Melo, Porto, no âmbito das comemorações dos “V Dias do Fontes”, Noite das Línguas/Dia da Europa”; no “Concerto Solidário Dia Mundial da Criança”, no Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, EPE; na receção da menção “Exemplo de Coragem de Portugal”, no âmbito da cultura e entretenimento, pelo palestrante, autor e consultor José Canita, autor do Livro “Quem tem coragem?”, Chiado Editora, na Biblioteca Municipal de Vila Real; no 5º Encontro de Música Coral Internacional, na Póvoa de Varzim; no momento cultural das VII Jornadas Pedagógicas do Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus, Vila Real; nas comemorações do Dia Mundial da Música subordinadas ao tema “Música da Terra” da Missão Cultura da UTAD; no Concerto no âmbito da Semana Mundial do Aleitamento Materno; no Concerto de Natal no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro; e no Concerto de Natal na Unidade de Cuidados Paliativos de Vila Pouca de Aguiar.

2018 – Participações na Cerimónia de Entrega de prémios do VIII Concurso de Escrita “carta a los Reyes Magos”; na Organização e participação do/no “CORES – I Festival de Coros do Ensino Superior”; nas Comemorações do Centenário da Morte do Comandante José Botelho de Carvalho Araújo, no Arquivo Municipal de Vila Real; no Concerto do Dia Mundial da Criança na Pediatria do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro; como coro convidado, no 20.º aniversário da TransmonTuna; no Doutoramento Honoris Causa a Agustina Bessa-Luís; no Concerto de Natal do Ginásio Clube de Vila Real; no Concerto de Natal no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro; e no Concerto de Natal na Unidade de Cuidados Paliativos de Vila Pouca de Aguiar. “Este foi o ano em que, publicamente, abraçamos e agradecemos quem sempre apoio este magnífico projeto e que está no coração do Coro, o nosso padrinho, Artur Cristóvão”, afirma Vasco Sousa.

2019 – Participações na Cerimónia de Entrega de prémios do IX Concurso de Escrita “carta a los Reyes Magos”; na abertura do VII Real Academivs – Festival de Tunas Mistas de Vila Real; na Abertura da Cerimónia das comemorações do Dia da UTAD; e no V Encontro de Coros na Universidade Autónoma de Lisboa.

2020 – Devido à Pandemia COVID_19, o Coro parou com a atividade presencial, tendo continuado em versão digital, através das redes sociais.