O projeto ATLANTIDA – Platform for the monitoring of the North Atlantic Ocean and tools for the sustainable exploitation of the marine resources arrancou em novembro passado e durante os próximos três anos irá unir os esforços de uma equipa multidisciplinar de investigadores das principais três instituições académicas do Norte de Portugal – a Universidade do Porto, a Universidade do Minho e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, para além do CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental).

Pretendendo potenciar a Investigação, o Desenvolvimento Tecnológico e a Inovação da Região Norte em áreas como a Biotecnologia Azul, a Saúde, os Sistemas Agroambientais e Alimentação e a Produção Avançada de Sistemas, o ATLANTIDA providenciará novos dados, informação e produtos que identificarão e responderão às ameaças da perda de biodiversidade e das mudanças climáticas, e ferramentas para o desenvolvimento sustentável da aquacultura e da biotecnologia marinha, incluindo a criação de biobancos marinhos.

Segundo o responsável do projeto, Vítor Vasconcelos – professor catedrático da Faculdade de Ciências da U.Porto e presidente do CIIMAR – o “ATLANTIDA criará uma forte coesão da UNORTE e dos seus centros de investigação, com relação à investigação e tecnologias oceânicas, desenvolvendo as condições para uma posição de liderança nos níveis nacional e internacional”.

A UTAD contribuirá para quatro das cinco linhas de investigação do projeto, investigando temáticas como a monitorização oceânica e costeira, os ecossistemas e biodiversidade da costa noroeste portuguesa, o desenvolvimento sustentável da aquacultura e os biobancos marinhos.

Com um orçamento de cerca de três milhões de euros, o projeto ATLANTIDA é cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte (NORTE2020), Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Fonte: UPorto