[Imprimir]

Emídio Ferreira dos Santos Gomes vai comandar os destinos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) nos próximos quatro anos.

O novo reitor foi eleito hoje, 29 de março, após a audição pública aos três candidatos, que apresentaram a sua candidatura a 11 de março, a saber Cristiane Derani, Vasco Amorim e Emídio Gomes. Os 25 membros do Conselho Geral da UTAD pronunciaram-se, através de voto secreto digital, tendo sido eleito Emídio Gomes para o mandato 2021-2025.

Emídio Ferreira dos Santos Gomes, é natural de Massarelos, Porto, licenciado em Engenharia Zootécnica pela UTAD (1984), é mestre em Ciências Biomédicas pela Universidade do Porto (1987) e doutorado em Ciências Biomédicas, especialidade de Nutrição, pela Universidade do Porto (1991).

Desde 2017 exerce funções de vice-reitor da UTAD para a Área de Investigação e Inovação, tendo anteriormente sido Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, pró-reitor da Universidade do Porto para a Inovação e Relações Empresariais, Presidente da Agência Nacional de Inovação e Administrador Executivo da Área Metropolitana do Porto.

O reitor eleito tem como visão tornar a “UTAD uma referência das novas Sociedades do Conhecimento, inclusiva e integradora, por todos reconhecida pela qualidade da sua oferta de ensino, da investigação e pela abertura ao mundo, à comunidade e às empresas. Uma Universidade exigente, competitiva e protagonista” e substitui António Fontainhas Fernandes, reitor da UTAD entre 2013 e 2021.