Assinalando o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, decorreu em Vinhais, no dia 21 de maio, a apresentação do projeto “Reportórios, Territórios e Identidades”, da iniciativa da Companhia de Teatro Filandorra e de que a UTAD é entidade parceira. O projeto, integrado no Programa de Apoio Sustentado às Artes, financiado pelo Ministério da Cultura para o biénio 2021-2022, contempla diversas produções teatrais em torno de obras de autores consagrados (Agustina, Shakespeare, Tchekhov, Gil Vicente, entre outros) que percorrerão em especial os territórios do interior.
O projeto teve o seu arranque com a estreia do espectáculo de teatro para a infância intitulado “Diabos e diabritos… num saco de mafarricos”, realizado a partir de narrações da tradição oral transmontana. Na sessão de apresentação, que ocorreu no solar dos Condes de Vinhais, com a presença de muito público escolar, esteve presente a Pró-reitora para a Cultura, Comunicação e Imagem da UTAD, Daniela Fonseca. Nas suas palavras, lembrando tratar-se do primeiro ato público nas novas funções, expressou o grande empenhamento da Universidade numa maior aproximação ao território, dando exemplo da vontade de contribuir ativamente para a afirmação cultural da região. Por sua vez, o presidente do município, Luís Fernandes, saudou a presença da UTAD e manifestou o interesse da sua autarquia no estreitamento da colaboração e diálogo com a instituição.