Acaba de ser dada à estampa a obra «Patrimonio etnológico: visiones antropológicas», publicada em Espanha pela Editorial Síntesis, da autoria dos antropólogos Xerardo Pereiro, professor do Departamento de Economia e Sociologia da UTAD, e Santiago Prado Conde, da Universidad Internacional de La Rioja (UNIR).

O livro é um manual universitário dirigido a alunos e outros leitores interessados em iniciarem-se nas problemáticas do património etno-antropológico, ajudando-os a compreender, interpretar, explicar, promover, organizar, desenhar, apresentar e gerir a diversidade de elementos do património etnológico nos seus diferentes âmbitos de atuação e nos seus distintos processos de patrimonialização. A obra é composta por catorze capítulos, cobrindo os grandes temas e questões-chave do património etnológico numa visão predominantemente espanhola, ibérica e europeia.

Refira-se que os autores, com doutoramento em antropologia, são professores nesta mesma área. Xerardo Pareiro é professor de Antropologia e Turismo Cultural na UTAD e Santiago Prado Conde é professor de Antropologia Social e Cultural na Universidad Internacional de La Rioja (Espanha)