1

1º Seminário para Altos Cargos Universitários

Reitores, altos cargos e especialistas da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal debatem a cooperação interuniversitária e a promoção de títulos conjuntos

A Fundação Centro de Estudos Euro-Regionais Galiza-Norte de Portugal (CEER), com o apoio da Universidade do Minho, realizou esta quarta-feira, dia 20 outubro, pelas 10 horas, o 1º Seminário para Altos Cargos Universitários, em formato online. A iniciativa insere-se no âmbito do projeto “Universidade sem Fronteiras” (UNISF), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional FEDER, através do Programa Interreg V-A España-Portugal (POCTEP) 2014-2020.

Este projeto, coordenado pela Universidade do Minho, nasce de uma parceria entre as 6 universidades públicas da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal – Universidade da Coruña (UdC), Universidade de Santiago de Compostela (USC), Universidade de Vigo (UVigo), Universidade do Minho (UMinho), Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e Universidade do Porto (U.Porto) – e a Fundação CEER.

O principal objetivo do projeto UNISF é o desenvolvimento e implementação de 4 cursos em associação inovadores, com uma componente transfronteiriça e multidisciplinar. Ao longo dos últimos dois anos, o consórcio desenvolveu e viu acreditados, em Portugal e na Galiza, o Mestrado em Desafios das Cidades, o Mestrado em Direito Transnacional da Empresa e Tecnologias Digitais, o Doutoramento em Matemática e Aplicações e o Doutoramento em Ciências Sociais e Envelhecimento. Os cursos entrarão em funcionamento no ano letivo de 2022/2023.

O evento reuniu as equipas reitorais e os professores das comissões académicas dos quatro cursos em associação das 6 universidades bem como representantes de autoridades regionais e especialistas em Ensino Superior. A sessão de abertura contou com a presença de Ángel Miramontes (Diretor da Fundação CEER), Raquel Meira (Diretora de Serviços de Desenvolvimento Regional da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Norte) e de Jesus Gamallo (Diretor de Relacións Exteriores e a Unión Europea da Xunta de Galicia).

Seguiram-se as intervenções de Eduardo López Pereira, Diretor da Axencia para a Calidade do Sistema Universitario de Galicia, e de Pedro Teixeira, Diretor do Centro de Investigação em Políticas do Ensino Superior. Em seguida, e na qualidade de instituição coordenadora, a Universidade do Minho, através do Reitor, Rui Vieira de Castro, e da Pró-Reitora para a Internacionalização, Carla Martins, apresentaram o projeto UNISF. No encerramento do evento, os Reitores das universidades da Eurorregião, ou seus representantes, refletiram sobre a importância do projeto “Universidade sem Fronteiras” no quadro da cooperação interuniversitária transfronteiriça, da internacionalização da educação e do caráter inovador e pioneiro desta oferta formativa conjunta.