A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) promove a “EliteSci”, um encontro que reúne mais de meia centena de jovens investigadores, desde as ciências exatas às sociais. Esta iniciativa pioneira insere-se na celebração da Semana da Ciência e Tecnologia 2021, que termina hoje, dia 26.

“Nesta primeira edição, o programa conta com 57 participações de doutorandos, em formato de comunicações orais e poster, distribuídas pela diversidade de áreas científicas que tão bem caracterizam a atual matriz identitária da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. A EliteSci 2021 é também uma celebração desta diversidade”, refere o Pró-Reitor para as Infraestruturas e Projetos Científicos, Jaime Sampaio.

Mais do que um dia dedicado à comunicação de ciência produzida na academia transmontana, a “EliteSci – Student Conference” permitiráreconhecer o trabalho dos estudantes de Doutoramento e acelerar a transferência do conhecimento para a comunidade e para o tecido empresarial.

“Ao longo desta semana, temos feito uma vasta divulgação da Ciência, envolvendo sobretudo jovens investigadores e público mais jovem, recebendo comunidades estudantis de vários níveis de ensino e marcando presença no exterior, apresentando algumas das valências e resultados mais recentes da atividade de investigação. É fundamental investigar, mas não menos importante é divulgar e comunicar a Ciência de uma forma simples e ao mesmo tempo abrangente”, conclui o vice-reitor para a Investigação, Eduardo Rosa.

Atualmente, funcionam 22 cursos de doutoramento nas suas quatro escolas da UTAD, envolvendo aproximadamente 700 estudantes.